Sapinho no bebê – como identificar, prevenir, cuidar.

Bom dia pessoas!

Hoje venho falar de um problema que me aflige pela segunda vez: o Lilo está com sapinho.

Na primeira vez, logo com 1 mês e meio, percebi na bochecha dentro da boquinha e nos lábios umas manchinhas brancas parecidas com leite, mas assim que passei um cotonetinho, saiu o branquinho e ficou super vermelho, quase sangrou.

Fui correndo para o PS. Inclusive nesse dia fomos atendidos por sorte por um excelente pediatra que hj é o nosso médico de confiança, só levamos periodicamente o Lilo à ele. Foi receitado Daktarin para ser passado com um cotonete na boquinha, bem no local aonde tivesse sapinho. Crianças até 6 meses não podem doses maiores pois há risco de asfixia, a pomada é muito grossa mas assim, conforme ele nos ensinou, não há problemas.

Em 2 dias ele estava livre dessa chatisse. O sapinho é um fungo e é chamado também de candidíase oral e é comum em bebês até 6 meses. Pode ser sem dor e assim foi, não interferiu na amamentação, mas o bico do meu seio foi também tratado para não ocorrer aquele circulo de infecção, reinfecção.

Alguns dias depois, porém, apareceu muitas bolinhas no bumbum e assim que elas estouravam, ficavam vermelhas. Novamente fomos ao médico: sapinho! Foi pro estômago, saiu nas fezes e urina e agora para tratar, só Dermodex Tratamento salva! Sim, essa pomada é maravilhosa, combinação de Nistatina e óxido de zinco. No final do tratamento(quase duas semanas! no bumbum demora mais pra sair :/) eu já estava passando Nistatina pura e foi tranquilo, acabou.

Até eu voltar da praia ontem e perceber que ele tava fazendo manha para mamar. Estranhei, logo percebi que na boquinha estava de volta as manchinhas brancas, papai e eu examinamos e constatamos: voltou a porcaria! Tava explicado a perda do apetite.

Eu ainda tenho a pomadinha e já comecei a tratar ontem mesmo, claro que  antes de qualquer coisa ligamos pro médico. Hoje ele já não tem mais as manchinhas mas ainda está se incomodando para mamar, essa vez ele está com dor para mamar pecado. Mas já está mamando bem melhor.

Como eu ontem fiquei procurando mil e um artigos para ler, resolvi fazer este post e reunir toda informação possível e postar a minha experiência, no intuito de ajudar às mãezinhas de primeira viagem que como eu sofrem. Porque sapinho volta! E é muito ruim ver o bebê assim.

A contaminação ocorre pela chupeta, mamadeira, mão de quem cuida, como diz meu médico. (Ou se o bebê está tomando algum antibiótico, e assim baixa a imunidade facilitando a contaminação – mas o meu filho nunca tomou antibióticos, então…). Gente, falta eu TOMAR BANHO em álcool gel, meu marido então nem se fala! Entra em casa e antes de me beijar, beijar o filho na testinha, vai se higienizar. Mamadeiras, chupetas ficam pelo menos 5 minutos de molho em água fervente. TODA SANTA VEZ ANTES DE IR À BOCA DO LILO. A chupeta não é toda a vez, mas sempre está a salvo.

E uma vez caindo no chão, encostando na coberta …eu jamais dou direto na boca. Esterilizo imediatamente. E água corrente sempre e de qualquer forma, pois já estava esperta por causa da primeira vez que aconteceu de ele apresentar esse fungo na boquinha.

001 e1320207692210 Sapinho no bebê   como identificar, prevenir, cuidar.
Murilo Musso lambedor de mão

Mas mesmo assim, ele está numa fase de colocar a mão na boca o tempo todo, uma loucura. Eu mantenho ele super limpinho, fiscalizo entre os dedinhos os pelinhos de cobertor, verdadeira neurose. Ele ainda está criando anti-corpos, às vezes pode acontecer de no simples ato de pegarmos na mãozinha, se não estiverem bem higienizadas, ser o suficiente.

Já estou me preparando para comprar a Dermodex Tratamento(é cara, compramos o medicamento genérico e pagamos muito mais barato, #fikdk), apesar de que mal ele suja a fralda eu já troco, estou grudada nele o tempo todo para prestar atenção e evitar que fique em contato com a pele por muito tempo, seja xixi ou cocô. Não livra ele de acabar saindo no bumbum tbm, mas já protege muito.

Mas aos poucos ele fica mais fortinho, e cria suas defesas. E tudo isso passa.

Já aconteceu com alguma de vocês? Se acontecer, fique tranquila mãezinha de primeira viagem, sei que é difícil ficar numa nice nessas horas mas tudo isso tende a passar depressinha.

Essa é a minha experiência gente, sempre consultem o pediatra de vocês viu? SEMPRE. E se beber não dirija!

Bezinhos nossos,

assinatura Sapinho no bebê   como identificar, prevenir, cuidar.

 

. compartilhe .

8 pessoas trocando i-déias em “Sapinho no bebê – como identificar, prevenir, cuidar.”

  1. Own que pecado Deínha! Deve ser muito ruim para o Lilo esse sapinho! Mas passa, Graças a DEUS que passa!
    Luísa não teve sapinho, mas teve estomatite, foi um auê… Infelizmente nossos pequenos não estão livres dessas coisinhas chatas, por mais cuidado que tenhamos com eles.
    Melhoras para o Lilo.
    Beijos flor

  2. Silvia Muraski disse:

    Oi amore,

    Dificil o bb que nunca teve sapinho… A Lu teve a May não… mas a Mayra era o único bb que conheci que não colocava nada na boca, a mania começou depois de grande. hehehehe
    Isso faz parte sim, e não é necessariamente falta de higiene, ainda bem que vc tem um pediatra de confiança e ele melhor que ninguém sabe te orientar devidamente né?

    Fica tranquila, isso passa e com o tempo não volta mais, infelizmente os filhos ficam dodói de vez em quando, e isso dói o dobro em nós, dá uma sensação de impotência, e ficamos nos martirizando com o que poderíamos ter feito pra evitar isso, mas faz parte da vida e crescimento deles… Fica tranquilinha flor, logo ele tá bonzinho!

    bjoo moresmeu!

  3. Jaque disse:

    Poxa, que coisa chata amiga =/
    Tem que tomar cuidado redobrado mesmo. E eu sempre achei errado pais que deixam a criança pegar coisas do chão, colocar tudo na boca, não lavar a chupeta depois que cai… Mas eles são os pais e sabem né…
    Eu acho errado, principalmente porque pode dar algo mais que apenas sapinho. É preciso cuidar porque senão eles acabam sofrendo.

    Que bom que já está melhorando. Esses papais são muito cuidadosos com o Lilo ^^

    Ah, amei as fotos da praia, pena que não deu sol, mas tenho certeza que foi gostoso.
    Beijo amiga!

  4. Thania disse:

    Amiga…Anna teve sapinho na boca e na piriquita!Muitadó!
    Mas ela nao sofreu GAD!
    Usei esses mesmos medicamentos!

    Bjooos

  5. Meninas, estou super preocupada com meu pequeno João Mateus. Na semana passada verifiquei umas manchinhas parecendo manchas de leito na lingua dele, eram poucas e ele não estava incomodado com isso, mais mesmo assim levei no médico e ele me disse para usa nistatina. Eu estava usando. Ele me orientou usar 7 dias. Mas o sapinho da lingua melhorou e agora esta em outra região da boca e esta bem pior que antes, esta com sanguinho…ele não reclama, não perdeu o apetite, mais eu estou suuuuuuuuuuuper preocupada.
    Liguei para o médico e ele me disse para usar agora o daktarin. Hoje é o primeiro dia que começo com o daktarin gel. ele tem apenas 7 meses.
    Será que agora isso vai passar?

    • deínha musso disse:

      Oi Flávia, obrigada pela visita.

      Fica tranquila. Nossa experiência com sapinho foi bem parecida, só que bem mais cedo que o seu pequeno: o Murilo teve este problema nos primeiros meses de vida, entre dois e três meses pra ser mais específica.

      Fizemos o tratamento com o daktarin gel. Passavamos com um cotonete na boquinha, em cima da região afetada. No terceiro dia já deu pra notar uma diferença.

      Nosso médico disse também que não dói e que não afeta mesmo o apetite do bebê. É só tratar mesmo, que logo passa, tá?!

      Volte pra nos contar como foi. Beijos.

  6. dainara disse:

    Nossa me ajudou bastante ler o seu post, pois o meu bebe esta com um mes e esta com a bokinha toda branca, ja estou a mesma pomada e aos poucos esta diminuindo, isso esta me deixando muito aflita, como ele nao mama no peito fervo a mamadeira toda vez.

    • deínha musso disse:

      Oi Dainara,

      Fica tranquila que em dois ou três dias ele vai estar melhor.
      Que bom que esse post lhe ajudou,
      se precisar conte comigo viu?

      Beijos e melhoras pro seu anjinho, logo logo esse sapinho vai embora.

Faça um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)